6 de janeiro de 2015

Corredores da casa - Dar cor e decorar


PUB



O corredor da casa é um dos ambientes mais esquecidos na decoração.
É aqui onde se pode aplicar a maior parte dos artifícios para modificar as suas proporções visualmente. Tectos demasiado baixos ou altos, corredores estreitos, muito compridos e pouco iluminados… estes são alguns dos obstáculos que às vezes temos de saber enfrentar. No caso de um corredor demasiado comprido, pintar a parede do fundo com uma cor mais escura vai dissimular esse aspecto. Por outro lado, ao usarmos uma cor suave nas paredes podemos gerar uma sensação de amplitude e profundidade.  Pode ser uma cor fria, em tonalidades suaves, ou então o branco, o bege, creme…
A iluminação de um corredor
Um dos principais requisitos para que um corredor seja agradável é uma boa iluminação. Se ele  tiver alguma abertura para o exterior, como uma porta ou uma janela, todo o sector ficará iluminado. No caso das horas nocturnas, o que o espaço não tiver de luz natural terá de ser conseguido com iluminação artificial. Uma luz central não é muito recomendada porque este local não deve ser iluminado com uma luz dirigida ao chão. Deve antes iluminar-se o tecto e as paredes, criando assim um efeito de luz semi-difusa que inunde todo o local. Desta forma consegue-se a sensação de um corredor mais espaçoso.

Recomendações para a decoração
Se o local for amplo, podem adicionar-se mesas pequenas com complementos decorativos junto a uma das paredes do corredor, num lugar vazio, sem que interfira com portas.  Também poderá ficar muito bem uma cadeira de boa qualidade e até pequenas estantes destinadas a uns quantos livros. E claro, a opção que nunca falha e que é um clássico, os quadros, vários de vários tamanhos, ou todos do mesmo tamanho, fazendo desta zona a galeria de arte da casa.
Quanto a tapetes, eles são considerados desnecessários neste espaço, já que os tapetes dão conforto a um lugar de permanência e o corredor não o é. Por ser um local de rápido trânsito, podem até transformar-se num incómodo.
As cores neste local devem dar uma certa continuidade às restantes cores existentes na decoração do resto da casa.  Não é por isso o lugar recomendado para decorar com altos contrastes.
PARTILHAR:

PUB

0 comentários:

Enviar um comentário