18 de dezembro de 2014

Como conseguir um quarto muito feminino


PUB



Com o objectivo de dar inspiração e ajuda a quem pretende decorar um quarto, para além dos diversos estilos que se podem adaptar, pretendo neste artigo fazer algo de diferente. Não será sobre quartos com determinado estilo, mas sim quartos com um certo aspecto, neste caso com uma essência diferente, uma essência muito feminina. Este tipo de quarto, que se vê cada vez mais, é especialmente adequado para um espaço ao qual pretendemos dar um ar marcadamente feminino, quer seja um quarto de adulto, um quarto mais infantil ou de adolescente. Neste artigo pretendia deixar alguns pontos importantes, pontos considerados chave para se conseguir uma decoração com uma essência muito feminina, partindo de um estilo clássico como base.
Para mais facilidade, esquematizando podemos chegar a ideias interessantes e por isso, juntamente com algumas imagens inspiradoras, abaixo seguem-se os pontos-chave:

1 - começamos pelos móveis, e com a ajuda das imagens, podemos verificar que o mais adequado será optar por móveis brancos ou então de cores muito claras, pintados ou lacados, restaurados... Serão móveis com um certo brilho e personalidade própria que acentuam a luminosidade da divisão e contrastam com as cores que iremos escolher para o resto do espaço.
2 - na altura de definir a iluminação, é de realçar que nestes quartos é especialmente importante a luz natural, para que realce devidamente as cores claras e pastel que são as que devem ser utilizadas. Se não se dispõe de um espaço com luz natural adequada, é quase impossível conseguir o efeito desejado, porque as cores aparentam ser mais escuras.  Mas se mesmo assim desejar tentar, podem usar-se luzes brancas que possam simular o melhor possível a luz natural.
3 - os texteis que ficam melhor neste caso, são aqueles com aspecto mais suave, por exemplo com base de algodão. O aspecto é muito importante, convem que sejam de textura delicada e deve-se ter especial atenção às cores. Normalmente opta-se por rosa, fucsia, lilás, ou então os tons mais terra,  todos em tonalidades claras.
4 - quanto às cores, um quarto essencialmente feminino, romântico, caracteriza-se por estar decorado com rosa, fucsia, lilás... mas claro que estas são cores que, na hora da verdade, se abusarmos podem criar um efeito muito estridente, e é por isso que devem ser combinadas com tonalidades claras, sobretudo com o branco.
5 - nas paredes por exemplo, na altura de escolher as cores, é boa ideia pintar apenas uma parede na cor principal, e depois o resto em tons claros para não criar um ambiente muito carregado. A imagem 2 é um exemplo de lilás-malva com branco em que se pintou apenas a parede da cabeceira da cama na cor que dá o mote e as restantes de um branco-pérola.
6 - também nas paredes podem-se pendurar certos adornos, como por exemplo sanefas que ficarão bem e darão mais realce ao estilo do quarto.
7 -por último, no que diz respeito a complementos e outros apontamentos decorativos, o melhor é optar sempre por quadros, fotografias e outras imagens que tenham um marcado toque feminino.  Podem ser temas florais, paisagens ou até abstractos que tenham ligação com as restantes cores do espaço e também entre si.



PARTILHAR:

PUB

0 comentários:

Enviar um comentário