16 de abril de 2014

6 Dicas para aproveitar a casca de laranja


PUB



As cascas de laranja que você normalmente deita no lixo tem mais poderes vantajosos do que você imagina. Consiga vidros mais brilhantes, louças sem manchas e mais alguns benefícios para a sua casa com estas 6 dicas para aproveitar a casca de laranja.
1- Limpeza mais que perfeita
Janelas, azulejos e pisos ficarão tinindo com este truque: acomode uma porção de cascas de laranja numa jarra, acrescente vinagre branco até cobri-las e reserve por quatro semanas, agitando de vez em quando. Depois dilua a mistura em duas partes iguais de água e o produto estará prontíssimo – o ácido cítrico da casca e o ácido acético do vinagre vão retirar facilmente a poeira e a sujeira. Além disso, a fórmula ainda funciona para eliminar o mofo acumulado no banheiro.

2 - Preparar churrasqueira
Deixe secar com antecedência uma boa quantidade de casca de laranja e coloque na churrasqueira quando for acender o fogo, no lugar do jornal. Os óleos presentes nela contêm limoneno, uma substância inflamável que fará a chama aparecer rapidinho.
3 - Adeus, manchas de chá
Sabe aquele anel de tom castanho que a bebida vai deixando no fundo da xícara? Polvilhe um pouco de sal na parte interna de uma casca de laranja e esfregue-a sobre as marcas. A ação abrasiva do tempero, junto com o ácido cítrico da casca, eliminará o ácido tânico responsável pelas manchas. Resultado? Louça nova outra vez!
4 - Cão longe dos vasos
Para evitar que o seu amigo peludo fuce nas plantas, espalhe algumas casquinhas frescas de laranja na terra. Como o odor cítrico é muito forte para o olfato dos cachorros, que é bem sensível, o seu cão vai passar longe dos vasos. Uma vez por dia, esprema um pouco as cascas, para que soltem o tal cheirinho. Troque-as quando secarem.
5 - Vidro mais brilhante
Com o tempo, o material torna-se opaco porque acumula minerais na superfície. Para recuperar o viço de copos, tigelas e outros objetos, mergulhe-os por cinco minutos numa pia cheia de água quente com um punhado de casca de laranja. Depois lave as peças como de costume. O ácido cítrico retira os minerais, devolvendo a elas um brilho incrível.
6 - Microondas sem manchas
Coloque a casca de quatro laranjas numa tigela com água e aqueça no aparelho por cinco minutos, na potência alta. O vapor da água soltará a sujeira seca e o ácido cítrico das cascas vai dissolvê-la, facilitando a limpeza do forno.
PARTILHAR:

PUB

0 comentários:

Enviar um comentário