30 de setembro de 2013

Decoração e dúvidas sobre tapetes


PUB



Qual é o tamanho ideal? Como deve ser feita a manutenção? Quando usar tapetes redondos? Qual o tamanho ideal do tapete para a sala de estar?  É possível usar dois tapetes estampados no mesmo ambiente? Muitas são as perguntas sobre a decoração com tapetes! Leia algumas dicas para não errar na decoração com tapetes!
Qual o tamanho ideal?
Actualmente, não é difícil adquirir um tapete com medidas personalizadas, no entanto, saiba que para determinar o tamanho máximo que um tapete possa ter numa determinada divisão, deve existir pelo menos 91 cm em toda a volta, criando assim uma espécie de moldura entre o tapete e as paredes. No caso da sala de jantar, certifique-se que o tapete é maior que a mesa, para que as respectivas cadeiras possam repousar sobre ele, mesmo quando puxadas para trás. Por exemplo, uma mesa para 12 pessoas requer um tapete de, pelo menos 4 x 3 metros, enquanto uma mesa para 8-10 pessoas já pede um tapete mais pequeno (3 x 2,5 metros). Em termos de quantidade, dois ou mais tapetes numa única divisão são perfeitos para criar espaços distintos (sala de estar e sala de jantar quando estão na mesma divisão; espaço de dormir e espaço de trabalho no quarto de um adolescente, por exemplo), para definir as áreas de passagem e agrupar diferentes peças de mobília que possam parecer dispersas.

Como deve ser feita a manutenção dos tapetes de nylon, lã e fibra? 
Fuja das receitas caseiras: com elas, o prejuízo pode ser maior. Em regras gerais, use aspirador duas vezes por semana. Para eliminar manchas, apenas sabão e detergente neutros. Na dúvida, consulte o fabricante. E atenção: alguns tira-manchas podem danificar os fios.

Quando usar tapetes redondos? 
É uma questão de gosto,mas a maioria dos especialistas reserva o modelo para halls de entrada, quartos de criança (nos quais pode ser usado deslocado) e em situações em que, por falta de metros, não permitem modelos retangulares ou quadrados. Em mesas de jantar redondas, opte por um modelo quadrado. “Em ambientes formais, de linhas retas, pode-se usá-los para quebrar a seriedade”, afirma a designer Maria Lúcia Quaglio

Qual o tamanho ideal do tapete para a sala de estar?
Parece que quanto maior, melhor. Não existe nada pior que tapete na medida errada. Por isso, o tapete deve ter uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais. Se, por questões económicas, isso não for possível, o ideal é que o tapete avance 30cm para baixo do sofá. As mesas laterais seguem a regra geral. Se a decoração não contar com elas, reserve 30 cm de tapete de cada lado do sofá.
Na decoração de uma casa, quando deve ser feita a compra do tapete? 
Na penúltima. O tapete é responsável pela amarração do ambiente, por isso, use a fita métrica e planeie bem a decoração antes de fazer a compra.
O local onde o tapete é destinado vai influenciar muito a sua escolha, ou seja, cada chão deve ser vestido conforme a utilização do espaço em questão. Colocar um tapete persa muito caro no quarto de brincar da pequenada não será o mais indicado; o mesmo se pode dizer, por exemplo, sobre um tapete com pêlo na cozinha. Idealmente, para locais como a cozinha ou a casa de banho – que têm grande movimento e sujam-se facilmente – deve escolher tapetes de fácil manutenção, ou seja, que podem ser lavados na máquina e pouco grossos, para secarem depressa.

É possível usar dois tapetes estampados no mesmo ambiente? 
Sim, desde que a matiz seja a mesma. O difícil mesmo é combinar tapetes muito modernos com clássicos. Também é possível usar um tapete listrado e outro floral. Se achar a combinação ousada, opte por um modelo estampado e um liso num dos tons de destaque do estampado. Atualmente, usa-se muito a opção de um único tapete que ocupe as salas de jantar e estar. Essa é a tendência.
PARTILHAR:

PUB

0 comentários:

Enviar um comentário